Esta receita é um exemplo de experiências nos dias mais "gulosos", mas ao mesmo tempo manter a dita linha... :P
Adoro como as tâmaras, as passas e as bagas goji dão às barras uma doçura quase como se fosse de caramelo, e como o coco dá-lhes uma textura e as sementes um toque crocante às barras.
Esta poderosa fruta (tâmara) é totalmente digerida ao fim de um longo período pois são ricas em açúcares complexos (low gi), logo, são perfeitas para atletas e para quem necessita de manter a energia em atividades físicas ou mentais. Também tem propriedades calmantes e as fibras que a compõe ajuda no bom funcionamento do intestino, entre muitos outros benefícios.
As barras podem ser apreciadas por todos, até os mais pequenos, e para o comprovar!? Fiz duas doses ( 1 para experimentar, outra para um passeio), a 1ª a minha prima de 7 anos adorou bem como as minhas tias, a 2ª, visto que era para um convívio, todos comeram e quiseram mais e ainda a receita para adicionar!! Já vos convenci?? :D
Aqui vai a receita.
Ingredientes para 4 barras ou para 12 quadrados:
- 5 tâmaras
- 1 c.sp. de passas
- 1/2 c. sp de bagas goji
- 2 c.sp. de coco ralado
- 1 c.sp de sementes de sésamo
- 1 c.sp de sementes de girassol
- 1 c.chá de extrato de baunilha
- 1 c.chá de canela
- Pré-aquecer o forno a 160º C.
- Juntar as tâmaras, as passas, as bagas goji, o coco, as sementes de sésamo, o extrato de baunilha e a canela num processador e triturar até bem peganhento e de modo a conseguirmos moldar.
- Juntar à mistura as sementes de girassol e processar outra vez por uns 30 segundos.
- Preparar um tabuleiro com papel vegetal (ou manteiga e farinha), deitar a mistura no tabuleiro e depois moldar num rectângulo ou quadrado.
- Vai ao forno até dourado, 5-10 minutos.
- Tirar as barras do forno e cortá-las enquanto quente mas mantendo-as no mesmo lugar (como se fosse só para marcá-las) e meter no frigorífico.
- Depois de firmes corte-as outra vez, se não estiverem já bem cortadas, e delicie-se.
-TwoIsaMess